O isolado primeiro ministro do Reino Unido parece um dead man walking tanta é a falta de esperaça na vitoria das eleições do próximo ano. Ao suceder a Tony Blair, Brown cumpriu um objectivo mas o seu governo nunca caiu em graça. É uma espécie de John Major, um eterno segundo que chega a comandante quando o barco comeca a afundar.
Caso não hajam surpresas o proximo ocupante do número 10 de Downing Street será o conservador David Cameron que galopa imparável nas sondagens. Cameron évisto como o sucessor natural de Margaret Tatcher e não podia ter mais dócil adversário que Brown.
Mas se os próximos anos parecem estar já entregues aos tories a sucessão no Labour já faz correr muita tinta.
David Miliband, o Michael Scolfield da política inglesa tambem conhecido como Brains é o mais desejado para suceder a Brown e só uma estrategia a longo prazo poderá impedir a sua evolucão.
Miliband é o Boy Wonder da politica inglesa,neto de sobreviventes do ghetto de Varsóvia fez um percurso politico dentro dos think thanks ,longe da militância de base.
O facto de estar como chefe do Foreign Office é mais uma prova (e o pouco desgaste politico que isso lhe confere, em contrapatida com a grande visibilidade) do lugar muito especial que ocupa.
Mas como todos sabemos (inclusivé Hilary Clinton) em democracia não há candidatos e sucessores a longo prazo porque aqueles que levantam a cabeca e não saltam logo são normalmente os primeiros a levarem uma bala.