domingo, 30 de dezembro de 2007

VOU SER TIO!

Parece estranho que sendo eu filho único possa sequer pensar em ser tio. Sim, porque quem me conhece sabe que também não será por causa de uma namorada.
Mas um GRANDE amigo meu disse-me que ia ser pai.
Ao início vieram à memória inúmeros flash-backs sobre as muitas vezes que tínhamos falado sobre isso, sobre o facto de ele ainda não se sentir preparado (acho que só quando a criança nasce é que os pais estão preparados) mas também sobre o forte desejo que tinha em coroar o amor que tem pela (bonita!) mulher com uma criança.
Depois….bem depois foi para mim um sentimento misto de júbilo e emoção. Ele ia realizar o sonho dele e eu terei oportunidade de assistir a isso. Serão 9 meses memoráveis cheios de histórias que vão culminar com uma visita ao hospital com um enorme ramo de flores e um sorriso de orelha a orelha para ver aquela pequena criatura que tanta empatia gera ao observar-mos a sua graciosidade...e quando começamos a esclamar...é tão lindo!
Mas depois pus-me a pensar….se eu quero para eles toda a felicidade que quero para mim, se estive presente no casamento, se fui uma das primeiras pessoas a saber que eles iam casar…bem, isso faz de mim um tio honorário.
Tio, essa palavra que nunca pensei vir a ouvir da boca de uma criança.
Quase dois anos depois de ter ouvido pela primeira vez a palavra Mano, que me causou uma enorme estranheza, preparo-me para imaginar ouvir um bebé chamar-me tio.
Fisicamente serei o típico tio….forte, careca, com óculos mas no coração quero ser aquele que não tem que se preocupar tanto com a educação da criança mas que pode incentivar os seus gostos culturais, partilhar experiências, dar concelhos, criando hobbies e valores que durem uma vida inteira….no fundo escapar aquele cenário que consideramos quase sempre careta da palavra pais…ter a irresponsabilidade de ajudar na educação de um novo ser humano….
Que cenário glorioso!

Aos futuros todas as felicidades do mundo..ao futuro, que venhas com saúde que o resto nós temos!

Sem comentários: