domingo, 19 de agosto de 2007

PORQUÊ NOVA IORQUE?

Se há uma cidade que aparece no imaginário de todos, essa cidade é Nova Iorque. Há qualquer coisa de fascinante naquela paisagem repleta de arranha céus. Claro que o facto de existirem montes de filmes e séries televisivas aí rodados fazem aumentar todo o glamour que envolve a big apple. O mito da maior cidade do mundo (entretanto já largamente ultrapassada) fez de Nova Iorque uma referência para todos os factos, reforçada pela presença das Nações Unidas junto ao rio Hudson.

Assim sendo, porquê Nova Iorque?

- Visitar...poucas cidades do mundo terão tantas coisas para visitar como Nova Iorque. E este facto ainda ganha mais relevo se pensarmos que esta é uma cidade moderna, longe da história presente nos colossos europeus como Roma, Londres ou Paris. Temos a Times Square, Central Park, a 5ª avenida, o Madison Square Garde, a estátua da Liberdade, o ground zero, o Time Warner Center, o Central Park Zoo, o Museu de história natural, o Guggenheim , a National Gallery, etc etc etc….e o sentimento que, por cada bocado que passamos, seja o Upper East side (com as suas residências fabulosas), seja a baixa, cada bocado de Nova Iorque tem a sua história e sentimos que estamos no meio de um filme.

- Passear...Nova Iorque é uma cidade plana, ideal para passeios. Desde o jogging no central park, descer uma avenida, passar a ponte de Brooklyn, em Nova Iorque o carro fica quase sempre em casa e andar a pé é a palavra de ordem…e mesmo que tenhamos que andar muito, há sempre um metro quase de porta a porta a preços muito acessíveis.

- Assistir....ir a Nova Iorque e não ver qualquer espectáculo é bem pior que ir a Roma e não ver o Papa. Há sempre qualquer coisa para fazer de diferente. Seja ver um teatro na Broadway, ir a um jogo dos Knicks ( e ver as inúmeras celebridades que por lá passam), ir a um concerto, um bailado, uma gala, um show de televisão (sim, porque há possibilidade de pedir bilhetes para assistirmos ao Conan O’Brien)…em Nova Iorque não há noites vazias……


- Comprar….da última vez que lá estive, provei o veneno que é chegar a Nova Iorque com uma mala meio cheia….apetece comprar tudo e não há espaço para trazer...assim sendo, da próxima levo uma muda de roupa e quando lá chegar vou até um outlet. Há um que fica a apenas uma hora de autocarro (partida da port-autorithy) que tem as lojas das grande marcas americanas a preços muito vantajosos. Cerca de metade (ou menos!) daquilo que nos custam na Europa. Por isso, Calvin Klein, Timberland, Polo Ralph Laurent é tudo à grande….Depois há aquelas lojas no centro da cidade como o Macy’s, Bloomingdale’s etc etc que regalam a vista de qualquer um….

Sem comentários: