domingo, 6 de dezembro de 2009

O REGRESSO DE IVERSON

...e, de repente, os 76ers ficam novamente interessantes...

SINAIS DAS FÉRIAS...

...deixar crescer a barba..impensável na altura de trabalho...

ASSASSIN'S CREED II

Pois é! Já está à venda a segunda entrega da saga Assassin’s Creed.
Desta vez, Desmond Miles encara Ezio Auditore, um habitante de Florença do século XV que viu o seu pai e irmãos enforcados devido a uma conspiração dos cavaleiros templários.
Mas, muito melhor que os gráficos excepcionais é a adaptação histórica e a aprendizagem que vamos tendo ao longo do jogo.
Confesso que, ao nível da história florentina, não sendo um leigo, ainda tenho muito que aprender.
Mas, quando acabamos por matar um Pazzi e terminar a conspiração desta família, e sabemos que este foi um acontecimento decisivo para a consagração do poder da família Médici, sentirmos que podemos “participar” nesse momento da história, deu-me uma satisfação extra e o desejo de explorar tudo aquilo que está à nossa disposição.
Sim, porque o jogo acaba por ser um postal ilustrado das cidades estado italianas daquela época: Florença, Milão, Veneza, San Giminiano, Roma, etc etc….
Resta a vontade de visitar….

FÉRIAS

Parece estranho que, quando estamos de férias, sinta alguma saudade do “trabalho”. Talvez não do ambiente de trabalho em si (que no meu caso é de cortar à faca), nem do levantar cedo nem nada. Por vezes o problema das férias é que vamos para fora e acabamos por sentir a falta das “nossas” coisas.
E isto levanta um grande dilema: quando estamos por Lisboa parece que não temos férias porque há sempre 1001 coisas para fazer; quando estamos no país, mas fora de casa, parece que não há muito que fazer e o misto de sono e moleza impede-nos de nos concentrarmos a 100% e de conseguirmos fazer qualquer coisa de útil.
E como é que resolvemos isto? Férias no estrangeiro! Aí há sempre algo de novo a descobrir e todos os dias são diferentes.

LINGUEIRÃO

Uma das boas coisas das férias é tratar de comer coisas diferentes e de fazer aqueles almoços até às 17…isso é que é vida!
Ontem foi no festival de Batata Doce em Aljezur: enchidos com batata doce frita, fritada de carne com BD e ainda Javali estufado com BD. Eu que nem sou fã, começo a pensar que aqueles fins de semana gastronómicos pelo país fora são mesmo do melhor!!!!
Hoje foi um arroz de lingueirão, com xerem de conquilhas tudo muito bem regado com uma vinhaça . A repetir…
E com isto se vão queimando dias de férias…

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

EU QUERO!

- Ouvir o Seven Nation Army quando vou do aeroporto para Berlim: estranho? Muito mesmo, mas não sei porquê, essa música acaba por fazer crescer o entusiasmo da chegada..acho que já a ouço desde a primeira vez que lá fui e não me canso..é o princípio de uma viagem;
- Passear na Friederich Strasse e ir fazer compras à Dussman: uma tradição e uma perdição. O quarto andar deve-se chamar secção Rui Medeiros pois acho que nunca saí dessa zona com menos de 10 livros debaixo dos meus braços. Desta vez já tenho um novo autor recomendado: Stieg Larsson.
- Comer a sopa de Peixe ao final da tarde nas Galerias Lafayette: com o seu cone em vidro no meio da loja que lhe garante por si só, um enorme protagonismo, a cave desta loja tem diversos mini-restaurantes com uma sopa de peixe que é qualquer coisa de divinal…a não perder..
- Comprar coisas em Zlotys: desde o ano passado que não visito aquele que é o meu país preferido e não quero deixar esta oportunidade em claro. Visitar Poznan é reviver um passado e tentar encontrar-me para encarar um futuro; É passear por uma cidade que conheço quase tão bem quanto a Amadora: cada esquina, cada canto, cada loja. É comer um Sphinx sem salada e com queijo por cima, no restaurante com o mesmo nome, regado de um Zubruwka com sumo de maça que, já que é altura de festa, acaba por alegrar todo o repasto; É procurar no Empik algum livro que os polacos tenham decidido editar noutra língua que não a sua e que permita aumentar o conhecimento que tenho daquele país;
- Passear no Kadewe: principalmente na zona dos acessórios para a casa onde se consegue sempre descobrir qualquer coisa de original que (sem fazer falta) fica sempre bem; é também passear pelo supermercado (outro estranho prazer) e deliciar os olhos com as muitas iguarias antes de decidir o que vou comer;
- Não sendo possível meter uma cunha para acelerar a re-abertura do Neues Museum, é tentar descobrir um pouco mais da obra de Walter Gropius e da sua escola Bauhaus;
- É passear pelo Nikolaiviertel sem horas e sentir o cheiro que emana do Spree; os mais de 500 anos de história daquele bairro encarregam-se de compor o resto do imaginário;
- Precorrer o Ku’damm até Charlottenburg e observar, mesmo que só por fora, o palácio que já foi de Frederico, dito o grande.

…e muito mais…mas só para quem conhece….

OUTROS OLHOS

Se ainda há dúvidas sobre o que é o melhor do mundo, aqui fica mais uma prova.

Uma criança interessada e um adulto cheio de vontade de ensinar.

O Google Earth no computador e…um mundo de aventuras que se abre!

O Google Earth funciona para esta geração como os globos (aqueles com luz lá dentro) funcionavam para a minha. É a primeira porta por onde podemos ver como o mundo é grande e a primeira desilusão ao entender quão pequeno é o nosso país.

No Google Earth podemos ver não só os mapas como também fotografias, edifícios e ainda informações graças à sua ligação directa com a Wikipedia.

“E podemos ir a Londres?” Sim, podemos..porque ali o único limite é a imaginação e o conhecimento da criança que fica fascinada (não sei se mais ele ou eu a olhar para ele) com o mundo que acabou por descobrir. “Queres ver onde é que eu vou amanhã?” “Vou ficar neste hotel”, “olha estas fotos da Eurodisney” “repara neste animal do Zoo de Londres”. E tudo isto perante os olhos fascinados de quem acabou de obter algo muito mais giro que um brinquedo.
São estas descobertas, esta vontade de aprender, de ir mais além num mundo que parece tão simples, que tornam as crianças seres tão fascinantes. A sua vontade de ouvir e o brilho que os seus olhos deitam vale tudo….

terça-feira, 1 de setembro de 2009

INGLORIOUS BASTERDS

A nova obra de Quentin Tarantino chama-se Sacanas sem Lei e nada fica a dever aos anteriores sucessos do realizador.
Mistura-se II guerra mundial, com boas interpretações, mais a profunda inteligência nos diálogos com aquele toque de violência levada ao extremo.
E o resultado são duas horas e meia de pura diversão, por ventura com algumas cenas demasiado agressivas mas que, vendo bem as coisas, já fazem parte indispensável do toque de Tarantino.
Brad Pitt aparece uma vez mais em GRANDE, ultrapassando a ideia do simples menino bonito que teima em não se livrar. Não será desta que leva um Óscar, mas este é um encore brilhante para o Estranho Caso de Benjamin Button.

TONY CARREIRA

No âmbito da comemoração dos 30 anos do concelho da Amadora, o Município vai acolher o maior cantor português da actualidade ( e digo isto a rir-me desalmadamente). Para os muitos interessados, Tony Carreira vem à Amadora no próximo dia 11 de Setembro para mais um memorável concerto. Vai ser lindo ver o Parque Central apinhado de gente em gigantescas moches e de pessoas já com idade para ter juízo a brigarem pelo melhor lugar…Definitivamente, a não perder!!!

domingo, 23 de agosto de 2009

Um dos próximos da minha colecção...

LISBON STORY

O filme não é nada de interessante..excepto se o vemos com um estrangeiro. Porque são mostrados lugares da nossa terra, uma intimidade que não se compra...só se sente.
Temos de partilhar experiências..de apresentação obrigatória em qualquer encontro internacional...

BERLIM

Um dia temos de ir a Berlim...até lá

sábado, 22 de agosto de 2009

ERRATA

O capacidade de discussão depende quase tanto do conhecimento como da maneira de conseguirmos por as coisas de modo a persuadir o outro a tomar o nosso partido.
Já dizia um expert em propaganda que uma mentira dita muitas vezes se pode tornar verdade, basta para isso que nos consigamos convencer a nós próprios.
Por exemplo (e tendo muito pouco a ver) o título de uma música pode ser alvo de uma aposta que, com aparentes certezas, conseguimos "vencer" desde logo com a convicção com que apresentamos o nosso ponto de vista e com pseudo provas apresentadas na hora que não tem a correspondente resposta do outro lado.
Como tal conseguimos convencer uma pessoa certa de que está errada...
Mas, e para que conste...a canção chama-se mesmo OOOOHHHHH HEAVEN IS A PLACE ON EARTH.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

UM ERRO

NÃO SE TORNA UM DISPARATE ATÉ ME RECUSAR A CORRIGI-LO....

sábado, 1 de agosto de 2009

CUIDADO COM OS MICROFONES

Destaco as abonatórias referências a esse grande ícone Benfiquista, João Malheiro...



O Ministro Rui Pereira bem que estava atento...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

UM E OUTRO

O mundo segundo Barack Obama e George W. Bush...pelos olhos do PSOE

SWEET BODYTALK

DEDICATÓRIA E....APOSTA GANHA

Blue Heaven....



CUIDADO....

De um blog de um amigo, saquei este video....
E o pior é que o pensamento desta "pessoa" é compartilhado por milhões de outros energúmenos e transmitidos às crianças como sendo uma possibilidade real haver alguém que mate para escapar à vergonha....

domingo, 26 de julho de 2009

QUIZ

Para quem gosta de testar a sua cultura geral, aqui deixo mais um desafio…sobre pintura.
Não devia de haver alguém mais ignorante em arte do que eu até há uns 6 anos atrás. Simplesmente não percebia nem queria perceber.

Todavia, com influências externas, entendi que o gosto pela arte faz parte do nosso crescimento e do adquirir de uma sensibilidade que poderemos extender ao resto da nossa vida.

Visitar um museu, pelo misto de sentimentos que pode causar, é uma experiência única. O que sentirias ao entrar no Museu de História Natural em Nova Iorque com todos aqueles animais, ou no Museu da resistência Polaca em Varsóvia que conta a história de muito sofrimento?

Este quis é bem mais simples. Em 20 quadros, quantos consegues identificar o autor.

Consegui fazer uma análise que a mim próprio me surpreendeu, através do desenho, do estilo, da cor e do motivo antes de escolher uma resposta. Consegui 13 respostas certas…não foi mau..

http://www.linternaute.com/sortir/questionnaire/fiche/9999/1/d/f/

PRAZERES..

Cada vez mais concordo com os que dizem que, quando se está sozinho em casa, não apetece ir para a cozinha fazer qualquer coisa de muito elaborado. É como com os cortinados, simplesmente não há paciência.

Mas como em tudo na vida tem que haver uma excepção, dediquei-me hoje a fazer um prato que um grande amiga me recomendou no pasta café.

Já nem me lembro como é que aquilo se chama, mas não é difícil de fazer.

Primeiro a massa: deve ser tagliatelli, cozida al dente para que não fique muito mole. Devemos depois passar por água fria para ver se fica um pouco mais rija.

O frango, cortado em pedaços pequenos, temperado com especiarias e com muito limão para que possa ficar bastante gostoso e suave. Juntam-se uns cogumelos frescos, cortadinhos, e mais uma vez bem temperados, que tenham sido fritos em azeite mas que conservem o seu gosto tradicional.

Para terminar, basta um daqueles molhos de tomate italiano que acabam por reforçar o sabor.
E o segredo? Colocar a comida por camadas para que seja o próprio a decidir se quer ou não misturar os sabores.

Para os mais afoitos recomendo um pouco de hortelã para tornar tudo mais fresco e para os mais queijo-dependentes, a utilização de parmeggiano.

E, em pouco mais de meia hora, mas com muita louça suja, se faz uma óptima refeição sem esforço.

CASA PRONTA

Qause dois meses depois do último post...

A escritura está feita e a casa já tem net.....agora it really feels like home....

quarta-feira, 20 de maio de 2009

SER CIDADÃO EUROPEU

É aproveitar aquilo que a União Europeia nos trouxe...por exemplo a possibilidade de fazer compras através da internet, num país diferente do nosso, com a nossa moeda e tudo sem ter de pagar quaisquer impostos....será que pensamos nisso quando debatemos o futuro da Europa?

ACABOU MESMO!

Acabei ontem de ver o último episódio do Prison Break. E digo o último porque os produtores se encarregaram de retirar qualquer sentido a possíveis prisões pela prática de roubo por esticão, assalto à mão armada, etc etc.

Prison Break acabou de vez!

Para os meus amigos que são fãs, uma certeza…já tenho todos os episódios…

quinta-feira, 14 de maio de 2009

LORDS OF ROCK



Come from the land of the ice and snow...

Novas sensações..velhas emoções

Depois de um dia de trabalho sempre psicologicamente exigente, nada melhor do que mergulhar com um amigo naquele mundo de sonhos que fica ali em S. Sebastião.
Esse nada melhor seria o ideal se nos fosse vedada a passagem pela zona dos dvds onde, cada um de nós, acabou por se auto-presentear com 3 exemplares de filmes, tendo ele privilegiado o género infantil enquanto eu me dediquei aos clássicos. Sim, porque casa que é casa tem que ter o Grease para ver no verão e A primeira noite para aquelas tardes de Inverno.
Depois disto um enorme jantar, digno de um casamento do mais alto nível. A residência dos Medeiros do Parque Europa é um elogio à excelência gastronómica que transforma cada convívio numa enorme pançada.
Como dizia a canção dos Mata Ratos, tudo estava bem até certo momento…até ao momento de ter de cantar os Parabéns.
Porque a natureza de cada um é diferente, tinha tratado de conviver com a minha família menos após o falecimento da minha avó, uma maneira (estúpida é certo) de tentar amenizar a perda e de não pensar tanto nisso. Hoje senti realmente o sentimento de perda. Senti que, ao cantar os parabéns ao patriarca da família Medeiros (66 velas) me faltava a minha avó. Bem que olhava para os lados à sua procura mas era um facto..
Às vezes precisamos de voltar ao quotidiano para conseguirmos aceitar que algo muito importante de nós nos foi retirado.
E por mais que a vida corra a 200% e que pense que o meu cérebro, enquanto estou acordado, pode e deve funcionar como uma máquina a toda a velocidade com todos os dias altamente ocupados (hoje tive a infeliz e muito triste ideia de sugerir a uma grande amiga que acompanhasse a minha agenda através de um blog), quando paramos por um momento e celebramos algo que sempre celebrámos, nos falta uma parte do nosso ser. Algo que esteve presente no nosso passado, mas que desapareceu do nosso futuro.
É esse sentimento que ainda não aprendi a dominar (será que os sentimentos devem ser dominados ou compreendidos?). A perda, a ideia que nunca mais poderei ver alguém que faz parte A SÉRIO da minha vida, seja por morte ou por afastamento, leva-me a proteger-me dando menos atenção a quem se calhar mais merecia. É o gato escaldado que de água fria tem medo aplicado ao ser humano que, ainda para mais, é totalmente imperfeito (e está consciente disso).
Apesar de depois ainda ter ido dar um beijinho de Parabéns a uma amiga e de ter convivido com outros amigos, a sensação que a vida tem de ser vivida a 200% não desaparece e, nestes breves momentos que paro para pensar, sou obrigado sempre a voltar ao meu baú de canções…e perguntar “Where have you gone…”..na sua música consigo sempre fazer as perguntas e encontrar as respostas.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

TNT

Foi ontem, na Assembleia Municipal da Amadora, no tema da nova escola de A-Da-Beja que tomei a palavra e, no ambiente já de si tenso pela presença de muitos pais (mal informados) resolvi dar a minha opinião...que acabou por ter o efeito gasolina...


Senhor Presidente da Assembleia Municipal,

Senhor Presidente da Câmara Municipal,

Senhores Vereadores,

Colegas deputados,

Senhores Munícipes,

A proposta de recomendação apresentada hoje pelo PCP é a melhor prova que a Amadora vive bem e recomenda-se com a governação deste executivo camarário.

O investimento da câmara municipal na área da educação é reconhecido por inúmeras entidades e creio que todos concordaremos que a visita da Rainha Rania da Jordânia, que veio à Amadora sublinhar isso mesmo, só veio engrandecer a nossa cidade.

A questão da E.B. 1 de A-da-Beja preocupa-nos a todos porque aqueles que o ainda não são, serão também um dia pais e mães e todos queremos e vamos querer que os nossos filhos cresçam em escolas com as melhores condições possíveis.

A escola de E.B. 1 de A-da-beja apesar de toda a sua beleza e do seu significado para as pessoas da zona, não pode ser, pela sua natureza arquitectónica alvo da profunda reestruturação que a mesma exigia pelo que todas as obras ali feitas vão mais no sentido de corrigir situações específicas, do que resolver a questão de fundo.

As preocupações das populações aí residentes, em tudo legítimas e que devem ser sempre salvaguardadas, no que diz respeito à manutenção do funcionamento desta escola para crianças que vão iniciar o primeiro ano de escolaridade no ano lectivo de 2009/2010, essas preocupações dizia, têm de ser alvo de uma resposta por alvo do executivo camarário.

Há por isso nesse campo um compromisso, compromisso esse que foi reiterado na última reunião desta Assembleia.

Mais: a Carta Educativa da Amadora, que foi homologada pelo Ministério da Educação quase há dois anos é clara: reconhece que esta é uma área em expansão urbana e já prevê a necessidade de construir uma escola, se tudo correr dentro da normalidade, para o ano lectivo 2011/2012.

Prevê-se que sejam um total de 1268 alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo que necessitem de uma nova escola com todas as infra-estruturas que o concelho lhes possa garantir.

A eles prevê-se que se juntem cerca de 522 alunos do pré-escolar e 551 alunos do ensino secundário, muitos dos quais vão sair daquela escola de A-Da-Beja.

São só previsões mas como essas previsões falam de crianças que podem a vir a necessitar de uma nova escola, é dever do executivo da Municipal e é também para isso que ele exerce as suas funções, é dever dizia prestar a melhor atenção a todos os desenvolvimentos futuros que possam exigir a criação de um novo equipamento escolar que vá garantir boa aprendizagem e bom futuro para todos.

É porque esta atenção já está em marcha, já foi reiterada, senhores deputados, que esta proposta de recomendação aparece numa altura desajustada, quando tudo já está esclarecido, como que a tentar entrar à força nesta questão. E porque não queremos que este tipo de política possa criar escola dentro da Assembleia Municipal que o grupo municipal do Partido Socialista vai votar contra esta recomendação.

Todavia, se quiserem transformar esta proposta num voto de louvor pelo trabalho da Câmara terão todo o nosso apoio.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Fascismo nunca mais...



Temos de ser SEMPRE solidários..como dizia a canção "eu luto sempre do outro lado da luta"...

domingo, 19 de abril de 2009

terça-feira, 24 de março de 2009

Descobrir Murakami

Ando a descobrir Murakami. A pessoa que mais me influenciou enquanto adulto apresentada os livros dele como uma ora prima, um hino à fantasia e ao sentido noir da vida. Dizia-me sempre que não eram bons para mim porque não continham aquela parte histórica que tanto me apaixona.
Mas essas palavras deixam qualquer um intrigado. Com o passar dos anos, quem não vemos acaba por se tornar uma memória e, poucas vezes, numa memória que queremos descobrir e aprofundar.
Decidi assim pegar num livro de Murakami, em Busca do Carneiro Selvagem. Somos confrontados com uma personagem que é tão humano como nós, sem aquele sentimento “Valquiría” (Tom Cruise é o mais honesto, justo, recto, etc etc) com falhas e com desejos. Passa uma ideia de fragilidade e de mortalidade, de vida infeliz e dos seus passos para a contrariar.
Detém um óptimo emprego a fazer tudo o que gosta mas, como muita gente hoje em dia não consegue entender, o trabalho não é tudo e há necessidade de se ter uma vida fora do trabalho, longe do mesmo, para a qual/quem nos possamos dedicar.
O ambiente noir é bem ao género de Batman..sem aqueles mil sois esplêndidos de alegria e de falsa felicidade que aparecem nos livros de culinária intelectual (onde só os ingredientes mudam porque o conteúdo é o mesmo) produzidos exactamente duas vezes por ano.
Ainda só vou na página 50, mas já procuro maneiras de deitar a mão a Kafka a Beira-Mar….a prova que mesmo os mais realistas precisam, de pelo menos durante pouco tempo, deixar o mundo terreno e sonhar um pouco..mesmo que esse sonho nos faça encarar a realidade…

MUNDO TECNOLÓGICO

Estou apaixonado pelo meu novo despertador!!! É um bocado cagança mas ele serve ao mesmo tempo de relógio, moldura digital e leitor de MP3. Assim sendo, consigo acordar todos os dias com memórias estampadas em fotos, muitas das quais me parecem ter sido tiradas noutra galáxia e a outra pessoa...

domingo, 22 de março de 2009

ESCAPADELAS


Fim de semana na Foz do Arelho: para repetir...
Apesar de ter sido maioritariamente em trabalho, ficou a vontade de lá voltar..para passear e para namorar, para poder caminhar sobre aquele areal imenso e molhar os pés na lagoa...um fim semana a descansar que inclua uma visita à romântica Óbidos e um passeio pelas Caldas....
sabe tão bem sair do nosso dia a dia com quem mais gostamos...

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ainda nem passaram 10 anos...

Sim, também já tive cabelo...

Nostalgia?...apenas a ideia de as time goes by...

quinta-feira, 5 de março de 2009

SEMPRE SEMPRE A DIZER

WHO WANTS TO BE A MIIIIIILUUUNAIR

Fui ontem (segunda-feira) ver o filme que arrebatou os Óscares mais importantes e não saí desiludo.

Senti-me como se estivesse a ver o Crash: a única expectativa criada resultava do facto de ter ganho o prémio de melhor filme...mais nada.

Como é que um filme com um orçamento de 15 milhões de dólares leva um prémio destes?
Slumdog Millionaire é um retrato dos confrontos religiosos entre Muçulmanos e Hindus que ainda hoje são foco de tensão; é o espelho de uma Índia que sobrevive com a injustiça das castas e de uma pobreza que corrói a maior democracia do mundo; e é o expoente do sonho que nos é vendido que a qualquer momento nos podemos (como que por artes mágicas) tornar ricos sem ter que trabalhar.

Consegue ainda transmitir a esperança de um sentimento que, mesmo passados muitos anos, subsiste num olhar, num sorriso, numa cumplicidade e que alimenta um sonho de uma união, por impossível que possa parecer.

É o mundo em que, mesmo que tudo corra mal, no momento chave aparece aquela canção da Diana Ross em que ela exclama “Ain’t no mountain high enough”…

Faz-nos torcer para que, com tantas coincidências, o rapaz lá consiga ficar com a sua Lathika (que por acaso é bem gira).

Acredita quem quer..mas não conheço ninguém que não goste de sentir um pequeno sopro por trás do pescoço misturado com um arrepio quando vemos que, afinal, tudo se compõe…


FILMES PARA QUANDO ESTÁ A CHOVER

Assim num sábado ou domingo à tarde...

Recomento "the Graduate" e o "Almost Famous":

O primeiro fala de sedução...de um rapaz que se vê assediado pela mulher de um amigos dos pais...mas tudo com muita classe..pura arte de sedução, de troca de olhares...e quem descobrir vai-se apaixonar pela banda sonora...custa 4.99 eur na FNAC.

O Almost Famous é sobre uma banda de rock à procura de sucesso..mas a mensagem é muito mais simples (será)...o conceito de "home" não é necessariamente onde moramos, mas muito mais o sítio onde nos sentimos bem e onde não damos pelo tempo passar...as músicas também são fantásticas...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

OBJECTIVO DO ANO

Este ano, porque não aparece nada de mais interessante para azer nas férias, quero arranjar maneira de ir ver um jogo de Rugby...podera, com o ambiente destes!

Tendências

Como qualquer bom Sportinguista em Inglaterra torço (há mais 17 anos!) pelo Manchester United e nutro pelo Liverpool o mesmo tipo de sentimentos que pelo Benfica.
Supreendentemente, na Escócia não tenho grande simpatia pelo Celtic, apesar de este equipar à Sporting e da equipa que ganhou a Taça dos Campeões (em Lisboa) ser chamada de Lisbon Lions.
Mas acabo por reconhecer que ambos os adeptos (das equipas desprezadas)têm uma ligação muito forte à sua equipa e se destiguem por proporcionar em Celtic Park e em Anfield Road um ambiente fantástico e que intimida quem pela primeira vez visita esses míticos estádios.
Mas...e se os adeptos das duas equipas cantassem exactamente a mesma canção?

ESPÍRITO DE EQUIPA



O verdadeiro espírito desportivo, de competição e de rivalidade pura, só subsitste hoje nas Universidades norte-americanas. É ver milhares de jovens que vivem pela primeira vez longe dos pais e se dedicam 24 horas à vida universitária a torcer pela sua equipa sem qualquer tipo de jogo sujo...

RECORDAÇÃO

O meu bar preferido da primeira parte da minha juventude era o Rookie do Bairro Alto. Foi uma pena quando fechou porque aquele ambiente de rock e de música pesada era mesmo em grande. Curiosamente, ou talvez não, um GRANDE amigo também lá passava grande parte dos fins de semana, principalmente as sextas-feiras onde a cerveja custava apenas 50 escudos. Claro que nessa altura eu era completamente alérgico ao álcool e ficava-me pelas deliciosas tostas mistas. Eram os anos em que vestia apenas duas cores: preto novo e preto velho. O cabelo ainda cobria toda a cabeça e o regresso à Amadora era feito no primeiro (ou no segundo) comboio do Rossio porque por autocarro havia quase sempre pancada. Tal como o cabelo o Rookie também acabou por desaparecer não passando hoje de um restaurante sem brilho…
Quando fui a Kielce (aquela cidade que tem muito pouco para ver..), tive a oportunidade de recuar no tempo e entrar num local exactamente como o rookie. E não eram só as roupas pretas, o pessoal a “dançar” (mas sem moches…) e a proliferação de bebidas alcoólicas…o bar (cujo nome já não me consigo recordar por culpa do Zubruwka) tinha também as indispensáveis personagens que, tal como no Cheers, se conheciam todas….parecia que tinha recuado 10 anos..

AJUDA

Diz uma amiga minha que após consultar as minhas escolhas literárias, devo consultar ajuda profissional.
Esta semana comprei três livros...um sobre "A ocupação Aliada da Alemanha no período 1945/51", outro "O Sector Soviético entre 1945 e 1949" e por último " A Ocupação alemã da Polónia entre 1939 e 1944"...será que lhe devo dar razão?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Descobrir as diferenças..

...para cantar no Singstar....




Memórias

Há caras que não esquecemos, mesmo que apenas tenham passado fugazmente pela nossa vida.
O poder especial que essas pessoas têem (principalmente para quem consegue sempre reconhecer) provoca sempre um espanto....será que já passaram 9 anos?
Pensar nisso...é como se estivesse sempre a ouvir...

CANDIDATOS?

Para aqueles apaixonados de história, com um fraquinho pela Alemanha do século XX, que tentam compreender os comportamentos da geração filha do nazimo (pronto, bem sei que não se encontra mais ninguém!!!!) já está disponível nas salas de cinema o filme Der Baader Meinhof Complex.
Diz o senso comum que se trata de um daqueles filmes que não conseguimos arranjar ninguém para nos acompanhar (azar o deles), mas insere-se no novo cinema alemão que se tenta reencontrar com a sua história ( na sequência dos fantásticos Goodbye Lenine, Der Untergang e A vida dos outros..todos recomendados!!!!!), depois de anos de vergonha em encarar o passado.
Der Baader Meinof Complex conta a verdadeira história de um grupo de pseudo-revolucionários com tendência anarquista que se dedicaram a espalhar o terror pela Alemanha Ocidental do final dos anos 60, auto- denominando-se a Facção do Exército Vermelho.
Nele conhecemos Gurdun Ensslin, Andreas Baader e Ulrike Meinhoff que, diz quem viveu essa altura, tinham as suas fotos em todos os locais públicos e eram temidos por toda a Europa e ainda Rudi Dutschke o general vermelho do movimento estudantil alemão. Nele compreendemos como uma geração de alemães lutou contra a presença americana no seu país com a ideia utópica que a cidade ideal se encontrava a um muro de distância. Nele vemos como qualquer tendência anarquista pode facilmente ser encoberta pelo capuz de democracia.
Eu já vi, adorei e já tenho encomendado para, no dia em que sair em DVD na Grã-Bretanha me seja enviada esta obra prima de 2 horas e meia (e não é só por causa das muitas cenas de nudismo….)
Nomeado para os Óscares, pois está claro! A não perder…


quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

ALGO MAIS SÉRIO

Sem tentar ser imparcial e para procurar poder exprimir outro tipo de ideias, de assuntos que eu muito gosto mas nem sempre acabo por publicar, nasceu um novo blog.

Dedicado à política, e sabendo que por política podemos entender todas as escolhas que fazemos (políticas ambientais, económicas, autárquicas etc etc) apresento:

http://www.blogjsfaul.blogspot.com/

Comentários aceitam-se....