quinta-feira, 22 de novembro de 2007

EXODUS

Vai começar hoje a fase um das mudanças para o novo palácio Medeiros. Se para já as coisas ainda vão para casa de um amigo, o simples facto de começar uma mudança já é suficiente para me colocar um sorriso na cara.
É a necessidade de um Lebensraum, um verdadeiro castelo feito à minha medida, onde me possa refugiar do mundo quando quiser e não quando determinados factores forem conjugados. Ali terei, como diz Simon&Garfunkel, my books and my poetry to protect me….

É curioso quando começamos a colocar as coisas básicas nos primeiros sacos, nos apercebemos que aquele é um pequeno passo com um significado extraordinário.

A máquina de cafés, as facas, os copos…e os livros. Logo nesta primeira fornada resolvi empacotar uns livros para que me possa, desde já, dedicar a um grande objectivo: ter exacta noção quantos e quais os livros que tenho. Para isso vou catalogar a biblioteca pessoal RM por temas e idiomas. Cada livro tem duas histórias: a que lá está impressa e a que esteve implícita quando o li.
A primeira catalogação, feita apenas de livros que já li e que se encontravam espalhados pelo chão e colocados em “segunda fila” na minha estante, reuni já 50 livros….e quando vejo quantos tirei de locais provisórios para encher novamente a estante fico maravilhado com todo o conhecimento que tenho ao meu dispor.
Moral da história: começou a contagem decrescente……

P.S. Exodus é também um título de um magnífico livro de Leon Uris. Relata, em jeito de acção, a maneira dura como foi construído o estado de Israel e a povoação judaica da palestina no pós segunda guerra mundial. Fá-lo de um ponto de vista judeu mas contém, a meu ver, uma honestidade histórica dificilmente igualada. Recomendo uma vista de olhos ao livro….ou ver o filme com o mesmo título com o Paul Newman.

Sem comentários: