sexta-feira, 30 de novembro de 2007

OPÇÕES

Enquanto escrevo isto, estou a preparar-me para amanhã sair de casa e fazer duas grandes aquisições para a minha colecção de DVDs: a segunda série do Prison Break e a série Berlin Alexanderplatz.

A primeira trata-se de uma inevitabilidade….a minha série preferida…não podia deixar de a ter…rever todos os episódios que foram vistos naquelas madrugadas de trabalho e pergunta se o João Pestana não terá ocultado algum pormenor importante….e acima de tudo, rever a Sara…..

O Berlin Alexanderplaz é um desejo antigo…a obra prima sobre a minha cidade preferida..a vida na Alemanha dos anos 20... o toque de génio de Fassbinder…grandes ingredientes para um fim de semana (sim porque quando vir as 15 horas da série serão de seguida!) bem especial…..

Mas depois ponho-me a pensar: o dinheiro não estica….o que eu ganho não aumenta todos os meses e o euromilhões continua a ignorar-me…por isso é necessário (como em tudo na vida) definir prioridades, traçar objectivos e fazer opções.

Quando tento fazer uma auto-avaliação para compreender quais são as minhas prioridades há três ou quatro coisas que sobressaem: os livros, o acesso à informação (Internet) o comer bem, o estar e divertir-me com os meus amigos e as viagens.

Quando analisamos e compreendemos as nossas prioridades acabamos por encontrar uma parte de nós que acaba por nos definir perante os outros: esses outros que têm ou não os mesmos interesses…os outros que se aproximam ou afastam perante essas opções.

Um exemplo: o comer bem….sou capaz de ir a um restaurante (um dia não são dias) e gastar algum dinheiro para me divertir numa refeição original e passar um bom bocado….pode ser caro, mas todo aquele planear, o passar os olhos pela ementa e o sabor do prato escolhido são um ambiente que me deixa um sorriso na cara. Há vários amigos meus que pensam da mesma maneira…tal como há muitos que consideram disparatado gastar bom dinheiro em algo tão efémero.

Depois há as viagens…e aqui passasse o mesmo.. sempre que me sento a planear uma viagem…escolho o local, começo a pensar em que zona da cidade vou ficar, nos bilhetes de avião, pocket Money etc etc…e no fim de contas verifico que se trata de uma pequena fortuna que poderia ser empregue (e talvez de uma maneira mais racional) numa outra coisa.

Mas penso….o que me dá mais gozo? Será ter um bom carro, andar sempre a passeá-lo de um lado para o outro…ter um relógio carissímo no pulso, arriscando-me a gastar mais dinheiro se alguma coisa lhe acontece…..ou poder ficar com memórias na minha cabeça de experiências que vivi..de locais que conheci…de pessoas com quem aprendi…eu escolho a segunda opção.

Se não tenho 20 camisas de marca, 10 calças diferentes, 25 pares de sapatos, ao menos escolhi ser feliz…escolhi viver para mim, para aprender e para conhecer….esse é o meu ser feliz.

Tenho a Internet durante as 24 horas pois sinto que seria difícil ter “necessidade” de aprender sobre qualquer coisa, tirar partido daquilo que os nossos pais não tiveram, e ter que esperar por mais tarde. Se vejo alguma coisa sobre P.W. Botha ou sobre J.P. Morgan, não conseguiria ter que esperar 2/3 dias para saber mais porque assim o heat of the moment iria desaparecer e, aos poucos, a paixão acaba por sair do nosso coração….vivemos só com a cabeça…vivermos só para o amanhã.

E quando não tenho nada que fazer, porque não sentar-me, abstrair-me do mundo onde vivo, e viver na imaginação de um qualquer autor, que tantas ideias acaba por passar ao papel que nos distrai daquilo que temos.

E as viagens? De que me serve andar sempre impecavelmente vestido e ter uma TV XPTO se depois o mais longe que já fui foi a Badajoz e como experiência de aviões só aqueles que vejo na minha adorada TV.

Não gasto mais do que aquilo que tenho, procuro poupar aqui e ali mas gosto de viver a vida…com os pés assentes na terra mas com a cabeça a sonhar bem alto…viver mal para estar sempre a poupar para amanhã não é comigo…a vida é feita de experiências e de momentos.

Procuro realizar uns sonhos hoje e planear os outros para amanhã. Por muitos planos que tenha, por muitos objectivos que trace, as coisas que quero mesmo têm que ser para o imediato…..tal como são os DVDs.

E deixo aqui uma pergunta: quem são?.quais são as vossas prioridades? Preferem ter uma grande casa ou já ter conhecido o mundo…ter um grande carro ou já ter caminhado em Times Square….ter um bom relógio ou já ter ido a um espetáculo no West End?.....eu prefiro as segundas hipóteses…..até porque uma vez li, e cada vez mais acredito que seja verdade, que as melhores coisas da vida não são coisas…..

2 comentários:

Marlene G. disse...

eu prefiro ter tudo lol mas como o euromilhões ainda não me encontrou prefiro um meio termo! apesar de ter as minhas prioridades por vezes há coisas q acontecem que fazem com que essas prioridades passem para segundo palno pelo menos momentaneamente....

RUI disse...

bem...mas isso é ideal..porque tens não diria prioridades, mas coisas importantes que queres conquistar com o tempo (e elas permitem-te esse tempo)...e depois aparecem aquelas oportunidades quase do nada, que se tornam prioridades..essas sim, ganham uma urgência e acabam por ser elas que fazem andar a tua vida...
no fundo são as opções estruturais e conjunturais..umas queres desde sempre, outras descobrees e ganham urgência
...é também por isso que já não sei quem dizia "sonha como se vivesses para sempre...vive como se morresses amanhã"...