terça-feira, 4 de setembro de 2007

3 dias memoráveis

Em pouco mais de 10 dias, a minha paixão pelo desporto vai estar ao rubro. 3 jogos históricos dos meus 3 desportos preferidos mostram como o desporto é bem mais do que isso:

Ontem dia 3, a nossa selecção apanhou a primeira lição de basquetebol no europeu de Espanha. Perante a Espanha de Pau Gasol ( e de Navarro, Sérgio Rodriguez, Calderón, Garbajosa, etc etc etc), selecção anfitriã e actual campeã do mundo, pouco podemos fazer, mas ficou o registo, histórico, de uma jornada de glória. A qualificação para um campeonato da Europa 56 anos depois e um jogo que, seja em que desporto for, será sempre especial. Nem que seja a feijões….

No sábado, dia 8, o jogo de todas as emoções: Portugal- Polónia…com todo o significado especial que acarreta. Não podia perder este jogo por nada. Ouvir o hino polaco, em pleno estádio da Luz vai ser recordar um oceano de emoções de um baú que jamais irei esquecer. E espero que no final do jogo, Cristiano Ronaldo e companhia dêem uma lição de futebol e aviem com uma goleada os conquistadores do Vístula…

E last, but certanly, not least…o jogo do dia 15….Portugal – Nova Zelândia…Campeonato do Mundo de Rugby. Os lobos vão “defrontar” os All Blacks…
Quando joguei rugby no técnico (95/96) o mundial era uma utopia. Portugal era uma equipa pálida que nada fazia ao nível internacional. Lembro-me que o primeiro ensaio de sempre à Inglaterra ocorreu no meu ano na minha categoria, por um colega meu do Técnico. Foi uma marca histórica. Quem diria que 12 anos mais tarde, ia-mos medir forças com a melhor selecção do mundo (vencedora do último tri-nations) e eterna super-favorita ao mundial. Tomáz Morais definiu como prioridade perder por menos de 100, mas mesmo que o marcador atinja os três dígitos, nada nos vai poder roubar o prazer que vai ser ver o HAKA depois de ouvirmos o hino português.

Sem comentários: