quinta-feira, 13 de setembro de 2007

TRISTE

Não bastava ter apanhado uma GRANDA molha, ter feito esperar os sogros do Paulo 45 minutos, ainda consegui assistir a um triste espectáculo hoje em Alvalade.
A nossa selecção continua a passar de bestial a besta em pouco mais de uma semana.
O jogo de hoje trouxe-me à memória o Sporting….um jogo tímido, o um a zero, e um sofrimento atroz até final, com aquele jogo pouco objectivo, a tentar queimar tempo, mais para trás do que para a frente…..e o golinho no final que garante o empate ao adversário.
É um filme visto, revisto e tão conhecido como as actuações de Ana Faria e os Queijinhos Frescos no festival de pequenos cantores da Figueira da Foz…..
Mas, tal como na música clássica, o jogo foi apenas o crescendo para a pièce de résistence que ocorreu no final do jogo.
Depois de uma troca de palmadinhas, LF Scolari, provando ser o sargentão, dá um murro num jogador da Sérvia. Independentemente de tudo o que se possa ter passado, esta é uma atitude lamentável, vergonhosa mesmo, que deixa qualquer desportista envergonhado…mesmo aqueles fanáticos como eu.
Scolari vai-se tornar o símbolo da qualificação pois, parece que já estou a ver, será castigado motivando os jogadores para os próximos jogos ( Arménia, Azerbeijão, Cazaquistão) e carregando a nossa selecção às costas. E não faltarão aqueles sabujos que irão aplaudir esta atitude que motiva o grupo……que visão!!!!
Mas será que o desporto deve ser isto? Não será esta atitude, o reflexo de tudo o que está mal connosco, como portugueses enquanto povo?
Como seleccionador nacional, Scolari devia ser um gentleman (como Tomáz Morais), acima das tricas curriqueiras do futebol. Provou-se o contrário….
Scolari é o passo em frente daqueles que acham que vale tudo para ganhar…pancada, lesionar os outros, fingir lesões, simular faltas, comprar árbitros tudo com um sorriso na cara pois a vitória vale mais que tudo isso…..e depois o desporto não passa de uma escola de virtudes…..entrar em campo e ver do outro lado, não um adversário, mas um inimigo..utilizar o doping para ter mais sucesso….
Mas não é só o desporto….é em toda a sociedade…as cábulas, o copianço, mentira, hipocrisia, as cunhas, o fugir aos impostos, o não pagar nos transportes públicos, as fraudes eleitorais…..no fundo e como TÃO BEM foi dito no Harry Potter, o escolher o fácil face ao que é certo…..ensinar as crianças a vencer sem olhar para os meios…
Será que estando a viver no mundo de Maquiavel onde, os fins justificam os meios, podemos continuar a aceitar esta sociedade como um facto consumado??… será que não haverá esperança de transformar o que temos no que queremos?????.....
Imagine…tal como o fez John Lennon…..

Sem comentários: