quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O André

Hoje conheci o André.
Estava no parque de estacionamento do Oeiras Parque quando ouvi um grito de SOCORRO, AJUDEM-ME….mas não era um grito de pânico…tratava-se de um grito tímido, de ajuda. Perguntei ao André o que se passava e ele disse-me “o meu pai não está aqui e eu tenho medo de ficar sozinho”. Rapidamente o tentei por à vontade com pergunta que mais empatia cria “André, de que clube é que és?”. Infelizmente (para ele) era do Benfica.
Conversei um pouco mais com o André….tem 7 anos (nasceu no ano 2000, que sentimento fantástico) e esperava o regresso do seu pai que lhe tinha ido comprar um jogo para a playstation e que o tinha deixado no carro sozinho. Porque o André tinha sido operado a um pé e tinha óbvias dificuldades de locomoção. Mas mesmo assim, o André preferia ficar fora do carro, do que arriscar a ficar lá dentro e ser roubado.
Sim, foi este o termo que o André utilizava, tinha medo de ser roubado…naquele parque de estacionamento, sozinho, mesmo à hora do almoço, o valente André não queria travar qualquer luta desigual e por isso pediu ajuda a 3 desconhecidos que iam a passar ( e pensar que dois deles eram o Relego e o Nuno Gomes…..).
O André bem queria o jogo de playstation, mas ficar sozinho é que não.
Fascinou-me o termo que ele utilizou….ser roubado….um termo estranho. Mas o André....o André é uma criança que vê televisão e, tal como nós, é bombardeado diariamente com casos como os de Maddie e da Joana. Com os seus mais ínfimos pormenores, com tudo o que de mais macabro pode existir.
O André tinha medo de se tornar outro caso da televisão. Porque os estranhos são maus, e porque neste mundo podemos ser roubados e nunca mais vermos aqueles que amamos.

Há uma canção que pergunta IS THIS THE WORLD WE CREATED?? mas creio que aqui vale mais dizer que talvez o nosso mundo seja o inferno de um outro planeta....

1 comentário:

Lu disse...

Lol... Relego e Gomes... Quem ficaria com medo era eu... mas nao era de ser roubada... Pobre Andre!