domingo, 17 de fevereiro de 2008

AQUI ESTOU EU

Sempre tive uma pancada (uma de muitas..) pela figura de Napoleão. Mais do que um louco, Napoleão é um visionário e um homem de coragem. Aquando do seu regresso da ilha de Elba, provocado por outro homem com inteligência superior (Talleyrand), Napoleão comandava um equeno grupo de soldados fieis quando encontrou o 5º exército francês. Aí, contasse que terá descido do seu cavalo (sempre branco) e de peito aberto gritou:

Soldats du 5e ! Reconnaissez votre Empereur ! S'il en est qui veut me tuer, me voilà !

E naturalmente que os soldados retornaram ao comando do seu profeta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Uau.... que interessante!

RUI disse...

Também acho...e ainda para mais depois de ter tido o gosto de ver o famoso quadro de Napoleão a atravessar os Alpes em pleno Charlottenburg, ainda mais desejoso fiquei de saber mais sobre um dos grandes europeus da história...